A jovem Amanda Macêdo, natural do distrito de Campo de São João, município de Várzea da Roça participou da mostra "Femina Aurea" exposta na área gourmet do Salvador Shopping.
A mostra retratou o trabalho feito por diferentes fotógrafos, que abordaram a beleza de mulheres com deficiência física e mobilidade reduzida. O objetivo da exposição foi evidenciar o corpo feminino que é considerado fora do padrão estético corporal e aceitável na sociedade.
Amanda tem 23 anos, é filha do casal de professores Antoniel e Cristina Macêdo, ela reside em Salvador a seis anos e está no sétimo semestre da faculdade de farmácia.
A jovem, foi vítima de um acidente de carro em 2012 quando estava no veículo com o seu pai na estrada que liga o povoado Bonsucesso a cidade de Mairi, devido ao ocorrido Amanda acabou perdendo o movimento das pernas. Mas mesmo com a deficiência gerada devido o acidente ela busca ter uma vida normal, enfrentando as dificuldades e superando-as.
A ideia da mostra “Femina Aurea” surgiu de uma inquietação da designer Ana Fônseca, que ao se deparar com o desafio de criar uma coleção de roupas de moda para pessoas deficientes físicas e de mobilidade reduzida, resolveu registrar e enaltecer os corpos.
A Mostra Fotográfica reuniu visões artísticas de seis fotógrafos baianos: Dione Tonheiro, Fábio Bouzas, Flávia Cirne, Homero Carrasco, Marcelo Veras e Ricardo Sena.
O Femina Aurea contou também com um time de aproximadamente trinta profissionais de áreas diversas: artistas, produtores de moda, designers de moda, designers gráficos, maquiadores, hair-designers, psicólogos, psicanalistas, filósofos, médicos, dentre outros, todos fundamentais à materialização desse Projeto.
Jorge Henrique