O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Nova Fátima realizou nessa quinta-feira 03 de março de 2016, um ato cerimonial de certificação de cursos, sendo eles de produção de frutas e hortaliças desenvolvido em parceria com o Qualifica Bahia, montador e reparador de computadores realizado pelo Programa Trilha, programa de qualificação social e profissional da SETRE do Governo do Estado da Bahia, e o curso de operador de Máquina, junto ao SENAR. Ao total foram 48 pessoas certificadas.
O evento contou com a presença de Kadine representando a SETRE, O Dep. Bobô, Renivaldo Miranda do STTR de Riachão do Jacuípe, Erico Guimarães assessor do Polo Sindical, Juarez representando a SETRAF, Antonio Almeida da FUNDAL, Alex Freitas Comandante da PM de Nova Fátima, Gildobeto Gerente da agência SICOOB Coopere, além de vereadores, dirigentes de associações entre outros.
Esses cursos foram trazidos por Gilmario do Sindicato, presidente do STTR e do diretório do PCdoB, em parceria como a SETRES, Dep. Bobo, Dep. Daniel Almeida, Governo do Estado da Bahia, Programa Trilha e o Qualifica Bahia.
Para Gilmario, é importante esses cursos pois estão abrindo novas portas no mercado de trabalho para os jovens e proporcionando geração de renda extra para as famílias do município de Nova Fátima.
“E com uma imensa satisfação que nos reunimos neste momento, para consolidarmos esse momento único, marcante de consagração desta conquista. É gratificante contribuir com a formação educacional, cultura e profissional de uma sociedade. Desejamos a todos muita sorte e que todos os graduados possa se promover abrindo seus caminhos no mercado competitivo de trabalho, mas também tornando-se grandes empreendedores abrindo seus próprios negócios e criando novas oportunidades. O saber é o que adquirimos de mais precioso, pois uma vez adquirida ninguém pode nos roubar. Optamos por dois cursos junto a SETRE, o 1º curso de montagem e manutenção de computadores, onde os jovens tiveram 400 horas de treinamento. Se tratando de famílias de baixa renda todos receberam material didático, uniforme, quite de ferramenta e vale transporte e receberam uma bolsa de R$ 400,00.
A equipe do VR14, que sempre tem acompanhado a gestão e trabalho de Gilmario do Sindicato, conversou com alguns populares do município de Nova Fátima, os quais afirmaram que Gilamario, é um bom nome para a chapa majoritária em 2016. E a através do trabalho que ele vem desenvolvendo, estar se tornando uma forte liderança política, pelo destaque da sua atuação junto à gestão do Sindicato e a frente do Partido do PCdoB, ao lado dos Dep. Daniel Almeida e Bobô. Durante o pronunciamento da mesa os oradores e participantes provocaram e cogitaram por varias vezes o nome de Gilmario como um pré-candidato na chapa majoritária, e desta vez o líder voltou a se pronúncia e disponibilizou o seu nome a disposição para que o partido e a população avaliem o seu nome. E confirmou, “sou sindicalista de sangue, não fugimos das lutas por dias melhores para o nosso querido povo de minha terra natal, e por onde eu estiver na gestão política partidária, no sindicato ou setores privados a luta em defesa do nosso povo e a melhoria da qualidade de vida da população em especial dos agricultores já mais deixarei de contribui. Realmente precisamos avançar no desenvolvimento do município, ampliando as ações que são importantes e retificando os setores que precisam mudar. Faço parte de uma base sólida, de famílias engajada nestas lutas de um movimento sindical e de um partido criado a mais de 90 anos para lutar pelo socialismo e a igualdade social este e nosso papel, e se preciso colocaremos sim nosso nome para ser apreciado”. Afirmou o lider Gilmario do Sindicato.
“É uma provocação de Gilmario, falando da necessidade de qualificar pessoas da sociedade, do município de Nova Fátima, tanto é que não tem só da zona rural, como também tem da sede do município. A pauta nossa com relação a transformação fica com Gilmario, acho que ele tem um trabalho muito importante a frente do Sindicato dos Trabalhadores Rural, mas com uma visão muito mais ampla e isso mostra quando ele solicitou esses cursos, para que a gente possa cada vez mais incluir a sociedade como um todo, no processo que queremos que é de viver igual. Então Gilmario fez esse trabalho, buscou os cursos, solicitou que a gente reivindicasse, esta aí os cursos, ele também já entregou maquinas, através da presidência do sindicato e vai vim mais coisas aí porque ele é inegavelmente incansável”. Disse o Dep. Bobô.
Para Bobô qualificar as pessoas e colocar em um mercado competitivo é fundamental.
“O fato de você qualificar, as pessoas, coloca-las no mercado de trabalho tão competitivo que temos hoje, é fundamental. A gente fica muito feliz porque as faixas de idade são de pessoas de 70 anos quase 80 anos, junto com jovens de 16 a 18 anos, todos eles buscando alternativas no mercado de trabalho”. Contemplou o Dep. Bobô.
Para Kadine dos Santos, coordenadora de qualificação profissional da SETRE, a formação tem uma grande importância porque são ações de geração de renda.
“Para os municípios baianos a qualificação tem uma importância muito grande, porque proporciona ações que provavelmente só acontece na sede, na capital ou na região metropolitana, onde nos municípios pequenos pode estar gerando renda, para aqueles que se qualificaram”. Disse Kadine.
Para Sebastião Carneiro, estudante do curso de montagem e reparação de computadores, os cursos vai deixar saudades
“Foi muito bom, porque fomos uma turma que interagimos, onde o diálogo que a gente tinha era muito bom e isso vai deixar saudades desse curso. Mas o que eu pude aprender foram coisas que eu teria
dificuldade em pesquisar na internet, coisas que só na pratica que a gente aprende. Então hoje somos profissionais qualificados, onde podemos atuar na área que nos qualificamos com qualidade”. Disse Sebastião Carneiro.
Confira as fotos:
Da redação do VR14
Wemisson Santos