Animais de médio e grande porte que estiverem soltos em vias públicas serão recolhidos pela prefeitura de Capela do Alto Alegre. Segundo a assessoria de comunicação da atual gestão, cenas que antes faziam parte do cotidiano da população - animais que saem dos pastos e acabam se deslocando para as ruas - estão prestes a acabar.
De acordo com a Lei Complementar Nº 007, de 13 de maio de 2005, é proibido a permanência de animais amarrados, ou soltos nas vias públicas, devendo a Prefeitura recolhê-los aos seus depósitos a fim de evitar que criem problemas a população. Pela legislação, após a apreensão dos animais, os proprietários serão notificados, possibilitando a retomada do animal no prazo de 05 (cinco) dias.
No entanto, o descuido em deixar cavalos, jegues, vacas e etc soltos em vias públicas agora vai doer no bolso. O dono do animal terá que pagar multa de R$ 12,59 por animal/dia, além dos custos com a remoção, apreensão dos animais, das despesas com tratamento, alimentação e guarda dos mesmos nos depósitos.
Não sendo o animal retirado no prazo estabelecido, a Prefeitura dará o destino que julgar conveniente, podendo inclusive, vendê-lo em leilão público.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Capela do Alto Alegre
Fonte: ASCOM Prefeitura de Capela do Alto Alegre