Após meses de espera, as chuvas voltaram a cair em Riachão do Jacuípe e diversos municípios da região sisaleira da Bahia. Nesta sexta-feira (17), véspera do Dia de São José, os moradores da região acompanharam com alegria a chegada das chuvas por volta das 13h. De repente, a paisagem seca foi encoberta por um céu azul transbordando esperança para os produtores rurais.
De acordo com as informações de moradores, as chuvas aconteceram nos municípios de Riachão do Jacuipe, Valente, Nova Fátima, Conceição do Coité, Pé de Serra, São Domingos, entre outros da região sisaleira.
Já pela manhã, as primeiras informações davam conta de chuva no município de Valente, cerca de 35 milímetros. Mas foi no povoado de Santa Rita de Cássia que as chuvas chegaram com mais intensidade, no meio a tarde, deixando os moradores radiantes pela novidade.
E foi durante a tarde que as chuvas caíram com intensidade em toda a região. Em Riachão do Jacuípe, além do Distrito de Barreiros, a região de Terra Branca também foi beneficiada pela novidade.
Mas o tempo também mudou e houve precipitações no Povoado de Chapada e na comunidade do Mucambo, onde um morador informou que “fez água para 15 dias”. Mas em outras regiões do município de Riachão também choveu.
Trovões e calor
Confirmando a esperança dos produtores, as primeiras chuvas da manhã não vieram do nada. Além do forte calor dos últimos dias, por volta das 13h o tempo fechou e trovões foram ouvidos no céu azul. Isso foi mais um motivo para os produtores se alegrarem, pois, segundo os ‘profetas da chuva’, “preparação com trovão é chuva na terra”.
E os sinais não negaram. Em São Domingos, o tempo ‘fechou’ e os moradores só aguardavam a hora da ‘chuva cair’. Logo, em Nova Fátima um morador postou no WhatsApp imagens da chegada das chuvas e a alegria de todos. As chuvas caíram na sede e no interior do município. “Tanque pequeno encheu”, informou um morador.
Em Pé de Serra, de acordo com informações, as chuvas também aconteceram.
Fonte: Interior da Bahia
Fonte: Interior da Bahia
Tópicos:
Entretenimento