VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação

Projeto estimula interesse dos estudantes pela leitura no município de Mairi

Como ajudar os estudantes a desenvolverem as competências inerentes ao domínio das habilidades orais e, consequentemente, as da escrita? A partir desta reflexão, nasceu o projeto “Viajando no mundo da leitura”, no qual estão envolvidos os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Abelardo Moreira, no município de Mairi.

Com o projeto, os alunos aprofundam questões como a importância dos gêneros orais para o processo de comunicação, as características dos gêneros: propaganda, cordel, sarau, texto teatral, música e seminário e despertam, ainda mais, o gosto pela leitura.

O projeto, que tem como tema “A importância dos gêneros orais no processo de comunicação e aquisição da modalidade escrita”, foi iniciado no final de março com a sensibilização dos alunos e a culminância se dará em maio. Nesse período, eles participam de uma série de atividades, como sarau de cordel, vídeo de sarau e peça de teatro.

Divididos em grupos, os estudantes trabalham em oficinas os conteúdos voltados às áreas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; Língua Inglesa; Arte e Educação Física.
  
O aluno Francis Oliveira de 17 anos, que é estudante do 3º ano, participa pela segunda vez e considera o projeto um interessante estímulo à leitura.

“É maravilhoso este trabalho, porque é dinâmico e nos proporciona muitos conhecimentos em diversas áreas. As oficinas, no caso, nos ajudam a melhorar a nossa comunicação oral e, consequentemente, a escrita”. Conta Francis.

A aluna Cassandra Santos, 16 anos, do 1º ano, também está empolgada com o projeto de leitura, do qual participa pela primeira vez.

“Trata-se de um trabalho muito legal, que traz mais conhecimentos para todos nós.  Para mim, que gosto de ler poemas e cordel, é uma oportunidade de aprofundar nesses gêneros orais”. Comentou a aluna.

A coordenadora pedagógica Maria de Lourdes Almeida, destaca o objetivo geral do projeto.

“A nossa proposta é trabalhar gêneros orais na perspectiva de reconhecer e utilizar a modalidade oral para melhorar as proficiências dos estudantes, tanto na escrita quanto na leitura destes gêneros”. Disse a coordenadora pedagógica.

Para tanto, completa, é papel de a escola reconhecer e respeitar as variantes linguísticas dos alunos, sem perder o foco da necessidade de apresentar e trabalhar a variante padrão da língua, tanto oral como escrita, como um dos requisitos para o acesso aos conhecimentos de outras áreas e o exercício da cidadania.

Práticas sociais 

Trabalhar a língua oral, dentro de uma sociedade em que a fala está presente em grande parte das relações comunicativas, não se resume mais no ensinar o aluno a ler e escrever, como ressalta a coordenadora pedagógica.

“É preciso instruí-lo a relacionar a língua às práticas sociais dos indivíduos”, pontua.


É neste contexto, completa a educadora, que os alunos são estimulados a perceber a importância do uso da oralidade nas diferentes situações comunicativas; a conhecer os gêneros orais; a expressar-se por meio de textos orais e a produzir textos da modalidade oral.







Fonte: Governo do Estado 

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