Como
ajudar os estudantes a desenvolverem as competências inerentes ao domínio das
habilidades orais e, consequentemente, as da escrita? A partir desta reflexão,
nasceu o projeto “Viajando no mundo da leitura”, no qual estão envolvidos os
estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Abelardo Moreira,
no município de Mairi.
Com o
projeto, os alunos aprofundam questões como a importância dos gêneros orais
para o processo de comunicação, as características dos gêneros: propaganda,
cordel, sarau, texto teatral, música e seminário e despertam, ainda mais, o
gosto pela leitura.
O
projeto, que tem como tema “A importância dos gêneros orais no processo de
comunicação e aquisição da modalidade escrita”, foi iniciado no final de março
com a sensibilização dos alunos e a culminância se dará em maio. Nesse período,
eles participam de uma série de atividades, como sarau de cordel, vídeo de
sarau e peça de teatro.
Divididos
em grupos, os estudantes trabalham em oficinas os conteúdos voltados às áreas
de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; Língua Inglesa; Arte e Educação
Física.
O aluno
Francis Oliveira de 17 anos, que é estudante do 3º ano, participa pela segunda
vez e considera o projeto um interessante estímulo à leitura.
“É
maravilhoso este trabalho, porque é dinâmico e nos proporciona muitos
conhecimentos em diversas áreas. As oficinas, no caso, nos ajudam a melhorar a
nossa comunicação oral e, consequentemente, a escrita”. Conta Francis.
A aluna
Cassandra Santos, 16 anos, do 1º ano, também está empolgada com o projeto de
leitura, do qual participa pela primeira vez.
“Trata-se
de um trabalho muito legal, que traz mais conhecimentos para todos nós.
Para mim, que gosto de ler poemas e cordel, é uma oportunidade de
aprofundar nesses gêneros orais”. Comentou a aluna.
A
coordenadora pedagógica Maria de Lourdes Almeida, destaca o objetivo geral do
projeto.
“A nossa
proposta é trabalhar gêneros orais na perspectiva de reconhecer e utilizar a
modalidade oral para melhorar as proficiências dos estudantes, tanto na escrita
quanto na leitura destes gêneros”. Disse a coordenadora pedagógica.
Para
tanto, completa, é papel de a escola reconhecer e respeitar as variantes
linguísticas dos alunos, sem perder o foco da necessidade de apresentar e
trabalhar a variante padrão da língua, tanto oral como escrita, como um dos
requisitos para o acesso aos conhecimentos de outras áreas e o exercício da
cidadania.
Práticas
sociais
Trabalhar a língua oral, dentro de uma sociedade em que a fala está presente em grande parte das relações comunicativas, não se resume mais no ensinar o aluno a ler e escrever, como ressalta a coordenadora pedagógica.
“É
preciso instruí-lo a relacionar a língua às práticas sociais dos indivíduos”,
pontua.
É neste
contexto, completa a educadora, que os alunos são estimulados a perceber a
importância do uso da oralidade nas diferentes situações comunicativas; a
conhecer os gêneros orais; a expressar-se por meio de textos orais e a produzir
textos da modalidade oral.
Fonte: Governo do Estado
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