A manhã de terça-feira (24)
no auditório da Secretária de Infraestrutura do Estado da Bahia (SEINFRA), foi
bastante concorrida quando o governador Rui Costa reuniu centenas de prefeitos
de oito consórcios públicos para assinatura de contrato que assegura obras em
mais de 3 mil quilômetros de estradas.
De acordo com Rui Costa, o
Governo decidiu investir neste modelo de consórcios por ser mais barato para os
municípios.
“Vamos seguir aquele
ditado que diz ‘a união faz a força’. Nós já estamos avançados com os
consórcios de saúde e agora pretendemos avançar com esses de infraestrutura.
Queremos aumentar o número de máquinas nesse processo e contratar os consórcios
também para realizar pequenas intervenções dentro das cidades, como reparo de
asfalto, por exemplo. O custo desse modelo é muito menor e, por isso, podemos
atender mais municípios e, consequentemente, beneficiar mais pessoas”, explicou
o governador.
Os oito contratos foram assinados
individualmente, quando cada presidente de Consócio era chamado para assinatura
do documento juntamente com o governador Rui Costa e o secretário de
Infraestrutura Marcus Cavalcanti.
Um dos consórcios contemplados foi o da Bacia do Jacuípe, que tem como
presidente o prefeito de Capela do Alto Alegra Claudinei Xavier Novato (PCdoB)
que disse que mesmo antes do que foi realizado hoje, foi feito recuperação com
tapa-buracos da rodovia BA 349 que liga Capela a Nova Fátima.
Dr Nei como é conhecido o presidente do Consórcio da Bacia do Jacuípe
disse que é muito boa a expectativa para que a ações avancem (Ouça) os
consórcios serão fiscalizadores e executores, quando necessária a recuperação
de rodovias, assim como fez o Consórcio do Jacuípe quando utilizou a própria estrutura
de maquinários para realizar os serviços. Também atuará na roçagem as margens das
rodovias entre outras atividades para uma melhor conservação.
Segundo o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, os
contratos para os serviços simplificados serão controlados por cada município,
descentralizando as ações do Governo e agilizando o processo de conservação e
manutenção das estradas na Bahia.
“Nada melhor que os próprios gestores de
cada cidade orientar e fazer o controle das obras que precisam ser feitas. Esse
modelo adotado pelo Governo é uma ferramenta moderna que garante mais
eficiência e menor custo na execução dos serviços de infraestrutura”.
Além do Consórcio do Jacuípe o Governo
firmou contrato com os consórcios: Mata Atlântica; Chapada Forte; Território do
Sisal; Território do São Francisco; Municípios do Oeste da Bahia; Alto Sertão;
e Território de Irecê.
Na modalidade Multifinalitário, o consórcio poderá atuar em diversas
áreas, como planejamento regional, saneamento básico, transporte urbano e
intermunicipal, infraestrutura, turismo, trânsito, assistência social,
educação, meio ambiente, entre outros.
O contrato entre Governo e Consórcio do Jacuípe foi assinado na ordem
de R$ 2.590.477,13 que serão aplicados na recuperação de 581,3
quilômetros das estradas – Veja relação
BA 120 – BA 052 – Serra Preta – Ponto – BR 324 – 48,6 km (pavimentada)
BA 791 – Quixabeira – BR 324 – 8,7 km (pavimentada)
BA 417 – Várzea do Poço – Br 324/130 – 27,9 km (pavimentada)
BA 414 – Pintadas – BA 052 (Ipirá) – 47 km (pavimentada)
BA 349 – Capela de Alto Alegre – Nova Fátima – 24 km (pavimentada)
BA 130 – Capim Grosso – Mairi – Baixa Grande – 76,2 km (pavimentada)
BA 233 – Pé de Serra – BR 324 – 18,8 km (pavimentada)
BA 413 – Queimadas – R. da Onça – Pereira – Itatiaia – 61,8 km (não pavimentada)
BA 414 – S. J. do Jacuípe – Capela – Pintadas – 61,9 km (não pavimentada)
BA 424 – Pintadas – Bom Sucesso – 11 km (não pavimentada)
BA 233 – Ipirá – Pé de Serra – 44 km (não pavimentada)
BA 422 – Várzea da Roça – Morrinhos – Várzea do Poço – 27,4 km (não pavimentada)
BA 490 – Ipirá – João Velho – 18,9 km (não pavimentada)
BA 424 – BA 130 (prox. Mairi) – Mundo Novo – 51,1 km (não pavimentada)
BA 422 – Itapura (Várzea do Poço) – Miguel Calmon – 30,5 km (não pavimentada)
BA 233 – Riachão do Jacuípe – Ichu – 23,5 km (não pavimentada)
BA 791 – Quixabeira – BR 324 – 8,7 km (pavimentada)
BA 417 – Várzea do Poço – Br 324/130 – 27,9 km (pavimentada)
BA 414 – Pintadas – BA 052 (Ipirá) – 47 km (pavimentada)
BA 349 – Capela de Alto Alegre – Nova Fátima – 24 km (pavimentada)
BA 130 – Capim Grosso – Mairi – Baixa Grande – 76,2 km (pavimentada)
BA 233 – Pé de Serra – BR 324 – 18,8 km (pavimentada)
BA 413 – Queimadas – R. da Onça – Pereira – Itatiaia – 61,8 km (não pavimentada)
BA 414 – S. J. do Jacuípe – Capela – Pintadas – 61,9 km (não pavimentada)
BA 424 – Pintadas – Bom Sucesso – 11 km (não pavimentada)
BA 233 – Ipirá – Pé de Serra – 44 km (não pavimentada)
BA 422 – Várzea da Roça – Morrinhos – Várzea do Poço – 27,4 km (não pavimentada)
BA 490 – Ipirá – João Velho – 18,9 km (não pavimentada)
BA 424 – BA 130 (prox. Mairi) – Mundo Novo – 51,1 km (não pavimentada)
BA 422 – Itapura (Várzea do Poço) – Miguel Calmon – 30,5 km (não pavimentada)
BA 233 – Riachão do Jacuípe – Ichu – 23,5 km (não pavimentada)
Fonte: Calila Noticía
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