Aconteceu na quinta-feira (7), na Coordenadoria Municipal de
Educação de Ipirá, o Seminário Territorial Ensino Médio em Debate - Novas
Arquiteturas Curriculares para o Ensino Médio.
Os Seminários estão sendo realizados nos 27 Territórios de
Identidade e têm como objetivo ampliar o debate e a escuta com a comunidade
educacional baiana, sobre a Reforma do Ensino Médio, buscando elementos
constitutivos para a elaboração das novas arquiteturas curriculares,
assegurando o respeito às especificidades e singularidades dos Territórios de
Identidade do Estado da Bahia e dando continuidade às discussões sobre os
cenários da política educacional do Ensino Médio de modo territorializado.
Mediado pelo
Professor Adílio Soares, Coordenador da CODEB, pela Professora Débora Cavalcante,
Diretoria de Ensino Médio da SEC e pela Diretora do NTE 15, Profª Nívea Maria,
o evento contou com a participação de Gestores, Professores, Pais e Mães,
Estudantes e Servidores.
As mesas temáticas discutiram o Ensino Médio que queremos, o
Ensino Médio que temos e o que nos aponta a Reforma do Ensino Médio.
Na mesa constituída pelo líder de classe, Felipe Rodrigues
do CE Berilo Vilas Boas, de São José do Jacuípe, Danilo, Presidente do Grêmio
Estudantil do CE Maria Evangelina Lima Santos, de Ipirá e por Mônica dos
Santos, mãe de aluno da mesma Unidade Escolar, as discussões foram em torno dos
desafios e dificuldades na relação professor-aluno e da necessidade de participação
dos estudantes para dar significado ao currículo.
Para Danilo, “a juventude se conforma com muito pouco. O
estudante precisa se fazer presente na escola e para além dela”.
Mônica deu um relato emocionado de como seu filho, egresso
de Escola Privada, foi bem acolhido na Escola Pública.
“Um espaço com muita mistura de classes sociais, com muita
diversidade e tolerância. Meu filho fortaleceu a auto-estima”.
A segunda mesa “O Ensino Médio que temos”, foi formada pelo
Coordenador da CODEB, Prof. Adílio Soares e pelos gestores escolares Maria
Nilza, do CE Normal de Pintadas e Jucemar da Costa, carinhosamente conhecido
como Prof. Dedel, do CE Maria Dagmar de Miranda, em Riachão do Jacuípe. A fala
do Professor Adílio concentrou-se na reflexão sobre o trabalho pedagógico no
Território, tanto no âmbito do acompanhamento do NTE, quanto dos resultados
apresentados pelas Unidades Escolares. A Profª Nilza destacou a importância das
parcerias para o funcionamento da Escola e a valorização do que é regional, fortalecendo
os espaços de pertencimento. Prof. Dedel destacou as dificuldades no tocante a
recursos materiais, financeiros e humanos, que são proporcionais aos esforços
de toda a Equipe Escolar para a superação dos problemas. A mesa também contou
com a participação de uma representante do Conselho Municipal de Educação,
Cristiane.
Por fim, a mesa “O que nos aponta a Reforma do Ensino
Médio”, foi composta pelo Prof. Dr.
Marcone Denys dos Reis Nunes, professor do CE de Quixabeira e da
UNEB/Campus IV – Jacobina. Em sua fala, partindo da análise das bases
curriculares do Ensino Médio e das finalidades desta etapa da Educação Básica,
o professor destaca o momento incerto em que vivemos, com a iminência da perda
da autonomia das Escolas para a definição dos percursos curriculares, impostos
por decreto, fragilizando a participação democrática.
A Prof. Ms. Tatiane Santos Araújo, do CE Monsenhor Alcides
Cardoso, de Ipirá, fez uma reflexão a partir das impressões sobre o teor da
Reforma, que traz uma falsa ideia de escolha, já que desconsidera as
especificidades locais, como a existência de uma única Escola de Ensino Médio
em muitos municípios brasileiros, fato que se aplica a praticamente 70% dos
municípios do nosso Território.
Ao final do Seminário, os alunos do Colégio Estadual Normal
de Pintadas fizeram a apresentação de uma peça, intitulada “Maria, vai com as
outras”, que discute as questões gênero.
O momento foi de muito debate, troca de idéias e construção
do conhecimento. O encaminhamento geral foi que os Seminários aconteçam ao
longo de 2018, nos 15 municípios do Território, ampliando as discussões e a
participação de todos.
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