A Secretaria Municipal da Educação de Mairi vai realizar a partir do dia 1º de fevereiro a Jornada Pedagógica 2018, tendo como objetivos refletir sobre os saberes e fazeres docentes (curriculares) para a reconstrução em rede da proposta curricular do Sistema Municipal de Ensino, visando o sucesso do processo de ensinagem e aprendizagem. Além de debater as propostas curriculares para a educação básica na atualidade e sua implementação na escola.
A abertura da Jornada será no dia 1º, às 18h, no Clube 7 de Setembro, no Reviver. A programação segue no dia dois, das 8h às 17h, no mesmo local. Nos dias cinco e seis, o encontro será realizado nas Unidades Escolares.
A jornada contará com a presença de Maria Luiza Süssekind licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio/1990). Mestre em Ciências pelo Centro de Pesquisa em Ciências, Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ2002). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ-2007). E Pós-doutora pela The University of British Columbia/UBC, Canadá, 2013. Atua como professora no Departamento de Didática e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEDU/UNIRIO). Coordena o Projeto de Pesquisa e Formação Pibid/Interdisciplinar. É líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF). Vice e Coordenadora do GT de Currículos da Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação (ANPED), 2013-2017. Segunda Secretária Nacional da Diretoria da ANPED. Tem como focos de pesquisa: epistemologias, currículos, formação de professores e estudos do cotidiano. Possui diversos artigos e vídeos de acesso público.
E também com Juliana Mota psicóloga pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Participou do Núcleo de Investigações Neuropsicológicas da Infância e Adolescência na mesma instituição. Atua nas pesquisas sobre efeitos de interação entre as variáveis do ambiente familiar, comportamento, inteligência e desempenho escolar de crianças; Efeitos de interação entre variáveis sociofamiliares, cognitivos e instrumento de avaliação da inteligência para crianças com autismo. Participa do projeto de extensão intitulado Intervenção Neuropsicológica e Comportamental Intensiva na Área de Transtorno de Desenvolvimento Infantil.
A Jornada Pedagógica inclui conferência, mesa temática e momento artístico-cultural. Veja programação abaixo.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira – 01/02
18h às 18h30 – Credenciamento.
18h30 às19h30 – Acolhimento artístico-cultural, exposição de livros e momento de autógrafos com a autora Maria Luiza Süssekind
19h30 às 20h30 – Solenidade de Abertura
20h30 às 22h – Coffee Break e Voz e Violão
Sexta-feira – 02/02
8h às 8h40 – Recepção e Credenciamento
8h40 às 9h – Momento artístico-cultural
9h às 9h40 – Conferência de Abertura:Currículo como Experiência Vivida e (Re)Construção em Rede, com a professora Pós-Doutora Maria Luiza Süssekind
9h40 às 10h10min – Lanche
10h10 às 11h – Debate
11h às 11h30 -Informes da SME
12h – Almoço
13h30 às14h20 – Mesa Temática: Saúde Emocional do/a Profissional da Educação, com a psicóloga Juliana Mota Lima
14h20 às 16h50 – Relatos de Práticas Docentes da Rede Municipal de Ensino-Mairi/BA
16h50 às 17h – Avisos e Agradecimentos da SME
Tópicos:
Notícias