Foi iniciado o levantamento social em comunidades rurais de Pintadas que receberão sistemas de dessalinização de água. A expectativa é que, ao todo, moradores de sete comunidades sejam beneficiados com acesso à agua para o consumo humano a partir do aproveitamento de águas salobras e salinas. A previsão é que sejam atendidas as comunidades de São Domingos, Lameiro, Laranjeiras, Penha, Mateus, Poço Capim e Morro.
Nesta quinta-feira (1), a deputada estadual Neusa Cadore (PT) se reuniu com Marcus Vinícius Ferreira, Diretor-presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), parceira executora responsável pela implantação dos sistemas de dessalinização.
Neusa destacou o compromisso do governador Rui Costa com o programa que já construiu na Bahia 150 sistemas como esse. A previsão é que em 2018, mais 150 unidades sejam feitas no estado. O investimento está orçado em quase R$ 33 milhões.
Segundo a deputada Neusa, alguns desses poços foram perfurados no passado pela Cerb, mas por causa do grau elevado de salinização a população nunca desfrutou da água para o consumo humano. “Há poços feitos no ano 2000, quando eu ainda era prefeita, a exemplo de Laranjeiras, e outros que solicitamos em 2011, a exemplo de Mateus. Então, é algo fundamental para a vida dessa população que está no semiárido convivendo com a seca”, afirmou Neusa.
O vereador Valberto Sena (PT) ressaltou a importância dos investimentos que garantirão também água para o consumo animal e para o consumo humano. “Essas comunidades não possuem disponibilidade de água da Embasa. No período de estiagem uma parcela das famílias da zona rural consume água de má qualidade, o que ocasiona problemas frequentes e afeta principalmente as crianças. Então, a qualidade da água terá um impacto importante na saúde dessas famílias”, destacou Valberto.
Outras demandas
Neusa também cobrou a instalação do poço na comunidade de Baixa das Flores, também em Pintadas. Esse equipamento será construído pelo governo do estado a partir de uma emenda da deputada.
A parlamentar cobrou ainda agilidade para implantação de sistemas de abastecimento de água para a localidade de João Velho, na Fazenda Juazeiro no município de Ipirá, e para a Cascalheira, na Fazenda Olhos D’água em Santo Amaro.
Fonte: ASCOM Neusa Cadore
Tópicos:
Notícias