Nesta quinta-feira (10) foi realizado no município de Pintadas na fazenda Contendas o tradicional '' Boi Roubado".
O Boi Roubado é uma forma de trabalho coletivo, visto que um grupo de amigos da comunidade ao perceberem que um outro amigo necessita, por exemplo, capinar uma plantação e não tem recursos suficientes para realizar o serviço, dirigem-se de maneira secreta à casa deste. Tudo isso acontece de madrugada, quando o proprietário é surpreendido pelos fogos ou então tiros de espingarda. A partir desse momento começa a cantoria, baseada de músicas típicas da localidade, e após o amanhecer inicia-se o trabalho coletivo.
Em entrevista ao VR14 proprietário da fazenda Gervasio Nunes falou sobre a importância de manter a tradição .
"Eu gosto sempre de manter as tradições, acompanho a Cavalgada, recentemente fiz uma mini Vaquejada. A tradição não pode ser esquecida o governo federal e o governo do estado tem mantido recursos para os municípios para atender as tradições ou essa tradição, isso é fundamental para os jovens que não conhece. Quando eu fazia uma festa no passado reunia muitas pessoas, A festa do homem do campo não é uma festa de trio são festa que aonde pegam um pandeiro,viola e uma safano e vão dançar com suas famílias e faz uma festa aonde o nordeste gosta de anteder". Disse, Gervásio.
Foi uma manifestação que reuniu trabalhadores da região que participaram de uma carpina de palma, contando com cânticos durante o trabalho e após, uma bela roda de samba que evolveu todos que participaram. Um dos participantes e amigo do fazendeiro, Zezé do Paraíso falou sobre a tradição em entrevista ao VR14.
"Aqui na fazenda Contendas do meu amigo Gérvasio hoje é um movimento que faz parte da cultura nordestina, estamos aqui em um batalhão roubado limpamos a palma e cantamos"
Teve a participação das mulheres tomando conta das bebidas e comidas, Orleide citou importância da tradição na região.
"É necessário porque as gerações mais novas que não conhece. e se a gente não resgatar as tradições nós vamos perdendo, e a cultura de um povo é necessário manter que é a nossa identidades".Disse, Orleide.
Os coordenadores foram responsáveis na orientação dos trabalhadores, Valdomiro um coordenadores falou como foi processo.
" Passei a noite na roça de palma, eu e o outro corneador esperando alguém pra concorrer com a gente como não veio disputamos a brincadeira". Disse Valdomiro.
Confira fotos:
Da Redação do VR14
Ivanildo JR
Tópicos:
Notícias