Mais de 85% de
todas as transações foram digitais, segundo a entidade
Em agosto, o Sicoob registrou
mais de 506 milhões de transações, um recorde na história do sistema, e o que
mais chama a atenção é que os canais digitais auxiliaram – e muito – esse
crescimento. De acordo com a entidade, mais de 85% dessas transações foram
realizadas via App Sicoob ou internet banking.
De acordo com Antônio Vilaça
Júnior, Diretor de tecnologia do Sicoob, os números provam que as novas
ferramentas das cooperativas, focadas em facilitar o cotidiano dos cooperados
de todo o Brasil, são realmente efetivas. “A transformação digital tem sido
potencializada no Sicoob, principalmente durante a pandemia. Foram lançadas
diversas soluções para possibilitar o acesso aos canais digitais e a realização
de transações pelos cooperados sem a necessidade de deslocamento às agências
físicas”, explica.
Além dos serviços tradicionais de
pagamentos de convênios e títulos, transferências, consultas de saldos e
extratos dos produtos, depósitos de cheques pelo celular, pagamento e
antecipação de parcelas de crédito, nos canais digitais do Sicoob é possível
realizar investimentos, solicitar um cartão virtual para utilização no
e-commerce, gerar links de pagamentos, contratar crédito, financiar de
veículos, consórcios, seguros e previdência.
Entre as soluções criadas no App
Sicoob, destaca-se a funcionalidade que permite o cadastro ou troca de senhas e
a liberação de novos dispositivos para acesso aos canais digitais, de forma
totalmente remota. Para isso, são utilizados recursos de inteligência
artificial, como o reconhecimento facial com prova de vida e MFA – Múltiplos
Fatores de Autenticação - com a positivação de dados/informações dos cooperados
e envio de SMS para confirmação.
Vilaça destaca que esse serviço
possibilitou a habilitação de mais de um milhão de novos dispositivos para
acesso aos canais digitais no período de março a julho deste ano. “Sem dúvida é
mais uma comodidade e também proteção aos nossos mais de 4,8 milhões de
cooperados durante este período de pandemia, pois permite o acesso e realização
das transações no próprio ambiente do cooperado, com conveniência e comodidade,
e evita o deslocamento físico”.
Outra solução que tem feito muito
sucesso entre os cooperados é o aplicativo App Sicoob Moob. “Como o nosso
cooperado está cada vez mais digital, vimos a necessidade de criar uma solução
que possibilite à cooperativa manter o relacionamento ativo, mesmo durante esse
período de pandemia”, comenta Vilaça.
A ferramenta permite que os
cooperados estejam antenados com as informações das cooperativas, participem de
eventos e reuniões virtuais, assembleias de prestação de contas votando em
temas de seu interesse, participam da comunidade de negócios, uma espécie de marketplace
onde os cooperados anunciam seus produtos, feirões virtuais com ofertas de
produtos e serviços pelos parceiros, além da realização de cursos do Sicoob
Universidade o que inclui a educação financeira.
O Sicoob Moob já conta com mais
de 120 mil usuários ativos e mais de 4 mil produtos anunciados. Somente este
ano, possibilitou a realização de mais de 300 assembleias virtuais.