No último domingo (03/01/2021), com missa celebrada pelo bispo Dom Ottorino Assolari, da Diocese de Serrinha, em Capela Alto Alegre, a unidade pastoral do município foi oficializada como Paróquia.
A história capelense se mistura com a da igreja local. Ao ser fundada ainda como fazenda no dia 17/04/1912, foi celebrada uma missa pelo padre Manoel Maria da Conceição. Os fundadores logo criaram uma pequena Capela e daí veio o nome da cidade.
No dia 01/02/2011, Capela tornou-se unidade pastoral. E em 03/07/2016 território pastoral.
Seguia-se o caminho do objetivo que foi alcançado no último domingo. E após muitas promessas, tentativas e orações, no dia 03/01/2021 Capela do Alto Alegre tornou-se Paróquia de Santo Antônio.
Estiveram presentes no evento lideranças políticas do município, fiéis, além de padres como Pe. Aroldo, que é filho de Capela, assim como o Diácono Antônio de Elias, o Pe. Robson que atualmente serve em Pé de Serra, além do pároco local, o indiano Pe. Noby.
Em sua homilia, no espaço Santo Antônio, o Bispo Dom Ottorino focou na persistência sobre os desafios que podem ser encontrados na vida religiosa.
Após a promoção, agora Capela se desmembra da paróquia Nossa Senhora da Conceição de Gavião.
Dentre os principais benefícios, agora tudo é resolvido na igreja local e a cidade não passará por períodos de transição com ausência de um pároco, como já aconteceu em diversos momentos de sua história.
A conquista foi muito comemorada e celebrada pelo povo católico capelense.
Fonte Interior da Bahia