VR14 | Um jeito jovem de fazer comunicação

Mairiense é candidata a deputada estadual



A mairiense Cicleia, criada em São Bento das Lajes, Angico e Mairi, lançou sua candidatura a deputada estadual, ela diz que conheceu desde muito cedo a luta do povo por melhores condições de vida. E afirma que é com a fibra de quem quer lutar por uma sociedade menos desigual que ela lança a sua candidatura para uma vaga na Assembleia Legislativa.


Formada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professora na Rede Municipal de Educação em Salvador e mãe de Isabela de 11 anos, ela atua com a educação infantil. 


Como deputada, a candidata diz que pretende trabalhar, para garantir políticas efetivas de fortalecimento da educação, de combate à violência contra as mulheres e por mais oportunidades e desenvolvimento profissional para os jovens.

 

Cicleia conta um pouco da sua trajetória, nascida no semiárido baiano, por dificuldades familiares, foi criada pelos avós paternos, Rita e Graciliano, que a acolheram e construíram com ela os caminhos para uma boa formação. Viveu por um período na zona rural de São Bento das Lajes e, posteriormente, em Angico com Odete e José Marly, onde iniciou seus estudos. Após concluir o Ensino Fundamental, morou em Mairi com Olívia e Dilton, onde fez o curso de Magistério. Em 1999, decidiu se mudar para Salvador em busca de melhores oportunidades.

 

Ciclea diz ser fruto de escola pública, faculdade pública, concurso público e afirma que mantém em seu espírito a certeza de que dias melhores são possíveis.


“Percebi ainda menina que para ter uma vida melhor eu precisaria estudar, e assim eu fiz. A educação tem verdadeiramente o poder de transformar pessoas, já dizia o mestre Paulo Freire. Ter consciência do lugar de fala, de quem é você na pirâmide social, compreender quem são os oprimidos e quem são os opressores te dá poder. Conhecimento é poder, mas não um poder de ser melhor que o outro. Não é isso! Mas um poder de decidir o que você quer para a própria vida, isso é libertador. Educação é liberdade!”, declara Ciclea.

Postagem Anterior Próxima Postagem